COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Educar e Vencer
SAVINA PETRILLI
 

Savina Petrilli nasceu na cidade de Siena - Itália, no dia 29 de agosto de 1851, numa família que seria o seu primeiro campo de atuação. É uma figura de mulher e mãe, ao mesmo tempo humana e heróica, exemplo luminoso de contemplativa operante, modelo de fé e simplicidade no qual Deus operou e pôs sua benevolência.

Recebe como herança de Santa Catarina um grande amor: à Eucaristia, ao Crucificado, à Igreja e aos pobres.

 Socorre todas as formas de pobreza presentes na sua cidade, mostrando-se atenta aos acontecimentos históricos e às condições sociais da época. Concretiza aos 22 anos o seu desejo de consagrar-se a Deus e aos irmãos. Compartilha seu ideal de fraternidade e serviço com algumas de suas amigas.

Inicia a Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, com três companheiras que, fiéis ao próprio nome e ao carisma da fundadora, exercitam dia a dia a caridade, acolhendo o mistério de Cristo sempre vivo e presente nas maiores misérias humanas.

Savina é uma jovem inteligente, aberta, sensível e por isso sabe "escutar" o que o Senhor lhe pede. A sua missão e das Irmãs dos Pobres começa com o encontro entre Savina e a "fragilidade feito menina" Nazzarena Concogni, apelidada "Três Onças" devido a sua magreza. É a primeira menina a ser acolhida debaixo do teto da família Petrilli.

Abre generosamente o seu coração às necessidades de outros povos e se faz presente também no Brasil e na Argentina. Vive hoje nas suas Filhas, estendendo o reino de Deus na Índia, Filipinas, Paraguai e Equador, sempre dedicada a promover o homem na sua dimensão humana e espiritual.

Doada a Cristo e aos irmãos, não exaure no tempo, nem mesmo com a morte - ocorrida no dia 18 de abril de 1923 - a sua grande dedicação, mas continua a fermentar a terra com a força irresistível do amor. Foi beatificada em Roma pelo papa João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.

 
A MÃE E FUNDADORA - versátil e perspiscaz
 

Na vida existe uma fase em que se fixam, de maneira quase imutável, os traços característicos da pessoa. É a idade adulta, quando já se possui a capacidade de gerir a própria existência e se começa a conjugar o entusiasmo juvenil com a maturidade dos primeiros passos dados.

Savina Petrilli, Fundadora das Irmãs dos Pobres, já por volta dos trinta anos, deu-nos de si uma imagem de mulher completa: um caráter com os traços bem definidos e inconfundíveis. De estatura média e com certa dificuldade para caminhar, devido a uma má formação do pé esquerdo, mostra-se com porte nobre e desenvolto, com um andar solícito e decidido.

Fronte alta, olhos inteligentes e expressivos, revelam a pessoa perspicaz e de caráter aberto que passa horas e horas no gabinete em meio à correspondência que alarga os espaços do seu grande coração. Tendo decidido lançar os alicerces de uma grande família, é prudente e "antes senta-se para avaliar se pode enfrentar..." (cf. Lc. 14,31). Está ali, naqueles poucos metros quadrados, a estudar, projetar, aconselhar e deixar-se aconselhar. Mantém relações sociais com pessoas ilustres da Igreja ou empenhadas socialmente.

Savina tem em si a simplicidade da dona de casa que não descuida nada, mas faz com que as simples tarefas domésticas sejam realizadas com dignidade e evitando a rotina, num harmonioso alternar-se da música, da pintura e do bordado. Tarefas que, como mãe vigilante e criativa, nunca deixa de apreciar e estimular.

É uma mulher que nao cede diante das dificuldades inerentes ao número crescente de filhas e comunidades que deve acompanhar, para que sejam verdadeiramente uma resposta às exigências da época e sujeito de promoção humana e evangélica.

 "Eis, Senhor, que eu venho para fazer a Tua Vontade". Deste modo, se realiza a sua personalidade: desenvolvendo ao máximo a maternidade na missão de Fundadora. O cumprimento desta a induz a manifestar o seu audacioso espírito empreendedor e o seu ardor sem medida, que se torna impulsividade a ser controlada.

Será a exuberância do seu sentir e do seu querer a forjar e dar espaço à
"Bem-Aventurada" humilde, mansa e rica de caridade.
 
Ir para o topo
Educacional
Social

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOS POBRES DE SANTA CATARINA DE SENA

Colégio Sagrado Coração de Jesus (PI)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Colégio Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Colégio Santa Catarina (PE)
Colégio Savina Petrilli (PE)
Colégio de São José (AL)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
Instituto Madre Savina (BA)

Cultura e Espiritualidade

Centro de Formação Memorare (PI)
Centro de Cultura Santa Catarina (PI)
Emaús (PI)
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família - PABF
Programa de Apoio à Criança e Assistência à Família
© ANBEAS - Colégio Nossa Senhora das Graças - Todos os direitos reservados Praça Santo Antônio, 802 - Centro - Parnaíba-PI - Fone: (86) 3322-2750