COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Educar e Vencer
Nossa escola
 
 

O Colégio Nossa Senhora das Graças, fundado em 30 de maio de 1907, é para a cidade de Parnaíba um patrimônio cultural focado num ensinamento à luz da tradição cristã e do carisma saviniano.

Mantido pela Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena, o Colégio Nossa Senhora das Graças educa crianças e jovens fundamentado na proposta pedagógica saviniana que à luz dos valores cristãos e éticos conjuga, no cotidiano das atividades escolares, a harmonia entre cultura, fé e vida.

A história do Colégio Nossa Senhora das Graças faz parte da história da cidade de Parnaíba, ao tempo que a cidade, também, faz parte da história do colégio. Isto porque os dois acolheram-se; as irmãs fundadoras vindas da Itália, foram recebidas calorosamente pela comunidade parnaibana que nada deixou faltar àquelas pioneiras educadoras. Nos seus escritos, elas afirmam que a acolhida foi "benévola e que a população demonstrou grande satisfação em recebê-las".

Madre Savina Petrilli, fundadora da Congregação e Madre Geral, na época, foi a mentora desta fundação sempre com o coração missionário de propagar o anúncio da Boa Nova. Assim, focou na educação para crianças e jovens, com uma atenção fervorosa para os irmãos necessitados, principalmente, os mais pobres. O amor à juventude sempre foi uma centelha no coração de Madre Savina que tanto amou a Deus e aos irmãos.

O Colégio Nossa Senhora das Graças atento à conjuntura atual, em contínua reconstrução de sua trajetória histórica, referência na Educação Básica, tem investido num processo de educação que proporcione um aprendizado globalizado e atualizado. Assim, com bastante empenho e responsabilidade, o colégio apresenta à sociedade, a qual está inserido, um ambiente educativo que atenda às exigências dos novos meios educadionais, de seleção ao Ensino Superior e de qualificação para o mercado de trabalho, uma vez que forma sua criança e adolescente para a vida.

Faz-se necessário acrescentar o empenho missionário da equipe das Irmãs Educadoras, do corpo docente e de todos os que apoiam esse trabalho: aproximar os saviestudantes aos valores cristãos e éticos. Esses valores é que completam os jovens na sua formação acadêmica e profissional.

Sendo uma escola saviniana, o Colégio Nossa Senhora das Graças reconhece a grande missão de conduzir a pessoa humana até Deus e fazê-la feliz e integrada, pois acredita que a bondade seduz o ser humano, conforme nos ensina Savina: "O coração humano resiste a tudo, exceto à bondade".

  

O Colégio das Irmãs, portanto, é hoje para o Piauí e para o mundo, uma referência educacional que inova o processo de produção do conhecimento e dos saberes, alicerçados nos valores da cristandade com a intenção de construir um novo homem como alicerce de uma nova sociedade desde o início do processo educativo, pois, busca o zelo amoroso pelo ensino e aprendizagem na intenção de tornar efetiva a formação integral dos seus educandos.

Ir para o topo
Educacional
Social

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOS POBRES DE SANTA CATARINA DE SENA

Colégio Sagrado Coração de Jesus (PI)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Colégio Nossa Senhora das Graças (PI)
Colégio Nossa Senhora do Ó (PA)
Colégio Nossa Senhora da Conceição (PB)
Colégio Santa Catarina (PE)
Colégio Savina Petrilli (PE)
Colégio de São José (AL)
Escola Santa Teresinha (CE)
Escola Ir. Maria Catarina Levrini (PI)
Escola Santa Inês (PI)
Centro Educacional Menino Jesus (PI)
Centro Educacional Ir. Abelinda Ducci (PI)
Centro Educacional Madre Savina (PI)
Instituto Madre Savina (BA)

Cultura e Espiritualidade

Centro de Formação Memorare (PI)
Centro de Cultura Santa Catarina (PI)
Emaús (PI)
Centro Social Dom Avelar (PI)
Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena (PI)
Lar da Providência Carneiro da Cunha (PB)
Lar Nossa Senhora de Fátima (CE)
Casa Maria Menina (PI)
Casa Savina Petrilli (PI)
Programa de Atenção Básica à Família - PABF
Programa de Apoio à Criança e Assistência à Família
© ANBEAS - Colégio Nossa Senhora das Graças - Todos os direitos reservados Praça Santo Antônio, 802 - Centro - Parnaíba-PI - Fone: (86) 3322-2750